Meninos
Quem já teve um Border machinho pode dizer: são apaixonantes!
Nossos meninos não são exceção. Enquanto parte de nosso programa de criação, eles são essenciais.
Com eles, temos ainda menos 'pressa' que com as meninas: eles podem se reproduzir por muito mais tempo em relação a sua idade, e estudos indicam diversos benefícios epigenéticos para filhotes de pais mais velhos.
Além disso, não é só por que temos nossos próprios meninos que iremos utilizar apenas eles para todas as nossas ninhadas; machos de fora trazem variedade genética e mais possibilidades de compatibilidade de exames, temperamento e estrutura para as fêmeas.
Para o Terras de Acayu, o mais importante não é "economizar" utilizando nossos meninos, nem "lucrar" vendendo suas coberturas, mas sim garantir que seu legado genético seja bem aproveitado em fêmeas especialmente selecionadas para eles, sejam nossas ou de criadores amigos.
Selecionadas pois não queremos ver seus filhotes nascendo de cadelas ou criações sem exames de saúde (imagem, de DNA e veterinários), ou que de alguma forma discordem dos nossos conceitos éticos; não suportaríamos filhotes deles nascendo e sendo criados, vendidos e desaparecidos por aí.
No dia a dia, é basicamente indiferente para nossos meninos se eles são considerados possíveis padreadores ou não. Já que não se envolvem na gestação e na amamentação, e apenas brincam com os filhotes depois, só há benefícios!
Vivem como membros amados, mimados e ativos das nossas famílias e apenas de vez em quando tem um encontro com alguma dama especial.