Qualidade de Vida: Como Conseguir
- Luiza

- 16 de mar. de 2020
- 2 min de leitura

Hoje, recém chegada de uma trilha com 7 das nossas crianças, me encontro reflexiva sobre algumas frases prontas que facilmente proclamo. "Qualidade de vida" é uma delas e, por seu uso frequente, achei que caberia uma dissertação maior acerca do tema.
Como mencionado, ao voltar da trilha com eles, me pus a pensar na felicidade, pura e simples, que demonstravam os sete cães, ao passar cerca de 6 horas conosco no mato, correndo livremente, sentido cheiros diferentes e muitas vezes inéditos, interagindo entre si e conosco, nadando e se molhando à vontade, num ambiente muito excêntrico se comparado às suas vidas majoritariamente urbanas.
Claro que nós também aproveitamos o passeio, porém nem eu nem as meninas, acredito, nós vemos fazendo trilhas sem nossos cães. Por vezes, devido à logística, temos que escolher quais irão compor o grupo, seja por espaço no transporte (fomos nós três humanas mais sete cães em um carro só) ou por compatibilidades entre eles.
Todo esse discurso, inclusive todo nosso discurso sobre os 3 Princípios que regem nossa criação, tudo isso se condensa no conceito de Qualidade de Vida.
Nós queremos nossos cães felizes, seguros, acolhidos na sua natureza canina e na sua natureza de Border Collie, em todos os momentos de suas vidas, seja na trilha, na praia, no apartamento, no quarto com ar condicionado, no passeio de coleira e guia, na viagem de carro.
Assim, trazendo conceitos do adestramento positivo e estudo do comportamento canino, buscamos nunca inseri-los na nossa vida de uma forma danosa, humanizada. Eu amo meu cachorro pela sua natureza canina, e coisas boas para mim não são automaticamente coisa boas para ele.
Isso tem que ser individualizado, chegando ao cão como ser único, com uma raça e uma espécie, e modulado a partir de seu estágio de vida, de treinamento, entre outros.
Por isso passeamos com nossos cães, em locais variados e com objetivos distintos.
Por isso buscamos no adestramento positivo e em treinos para esportes o cumprimento daquele fator essencial na vida de um cão de trabalho: ter uma função.
Por isso fazemos enriquecimento ambiental, nas suas mais diversas formas, para manter o ócio no mínimo.
Por isso pregamos e agimos para conquistar a tríade de Saúde, Temperamento e Aptidão. Especialmente os dois primeiros princípios são essenciais na busca pela Qualidade de Vida.
Por isso acreditamos que cães não devem ser de "canil", no sentido pejorativo da palavra, sem ser membro de uma família, sem um dono que viva com ele, sem o relacionamento que tanto almejamos com os nossos.
Esses e outros fatores são o que me vem à mente quando eu penso na Qualidade de Vida de um cão. Fico feliz de pensar que nós, como cocriadoras e como donas particulares dos nossos próprios doguinhos, estamos sempre em busca de aumentá-la.



Comentários